top of page

Sou uma Jardineira, não uma paisagista: A Essência do trabalho terapêutico na Abordagem Centrada na Pessoa

Foto do escritor: Danielle Gurgel da FonsecaDanielle Gurgel da Fonseca

Essa frase pode soar estranha, afinal, você está em um site de uma psicóloga, mas vou explicar do que se trata. A psicologia clínica teve seu início e inspiração nos modelos da medicina, que têm como principal objetivo a cura e a padronização do sujeito. Esse modelo pode ser funcional quando se trata de doenças estritamente físicas. No entanto, acredito que, no contexto do acompanhamento psicológico, adotar um modelo baseado na medicina pode trazer implicações desfavoráveis.

 

Sou uma jardineira, não uma paisagista

Na abordagem que sigo, a Abordagem Centrada na Pessoa, acreditamos que todos os seres humanos possuem uma Tendência Atualizante. Isso significa que cada indivíduo tem uma capacidade inerente de buscar o que é melhor para si. Quando falo sobre essa tendência, não me refiro a conceitos morais de certo ou errado, mas sim a soluções que são convenientes e adaptativas para cada momento específico. Pode ser que, por falta de um espaço para repensar suas opções, a pessoa não veja muitas possibilidades para sua vida.

 

Dentro desse conceito, quero proporcionar um ambiente que facilite (um solo fértil) para que a pessoa possa refletir e se fortalecer, ampliando suas possibilidades de escolha e ação. Meu objetivo não é enquadrar a pessoa em um padrão socialmente aceito ou atender às expectativas de família, amigos ou sociedade (como um paisagista faria). Em vez disso, desejo que cada indivíduo se desenvolva e crie autonomia para crescer de acordo com suas próprias necessidades e desejos.

 

A metáfora da jardinagem é poderosa aqui. Como jardineira, meu papel é nutrir, apoiar e criar condições propícias para o crescimento natural e único de cada indivíduo. Não imponho formas ou estruturas rígidas, mas sim respeito e incentivo o desenvolvimento orgânico e autêntico. Cada pessoa é uma planta única, com suas próprias características e necessidades, e meu trabalho é ajudá-las a florescer de acordo com seu próprio ritmo e potencial.


Se você está pronto para iniciar essa jornada de autoexploração e desenvolvimento pessoal, entre em contato comigo. Vamos conversar sobre como posso ajudar você a cultivar seu próprio caminho de crescimento e realização.







bottom of page